segunda-feira, 7 de junho de 2010

Existe República em Portugal à 100 anos

  Foi à 100 anos atrás que foi implantada a república em Portugal!

  No 35º aniversário da nossa escola, Escola Secundária de Oliveira do Hospital, dia 28 de Maio de 2010, foram feitas várias actividades, relacionadas com este tema.
  Foi lançada uma revista (abaixo referida), inaugurada uma escultura sobre a Implantação da Républica, feita exclusivamente pelo Prof. Paulo Dias (Professor de Artes Visuais e Director de Turma da nossa turma) e foram feitas várias exposições sobre o mesmo tema.
  Todos os alunos dos vários anos da nossa escola colaboraram de igual forma para que este dia fosse um dia especial, pois comemorámos 2 grandes festas: 100 anos de república e o 35º aniversário da escola
  Os festejos começaram no dia 27, de noite, com a participação de uma pequena banda daqui,  e arrastaram-se para o dia 28, durante todo o dia, em que os alunos não tiveram aulas.
 E foi um dia diferente, em que todos nós ficamos a conhecer mais um pouco sobre aquele dia tão importante, o 5 de Outubro de 1910.


Comemoração do 35º aniversário da escola - Lançamento da Ipsis Verbis

  Na festa da comemoração do 35º aniversário da escola, no passado dia 28 de Maio, ocorreu o lançamento da revista Ipsis Verbis. O ministério da Educação foi um dos principais visados no lançamento do quinto número da revista Ipsis Verbis alusiva ao tema "Repúblicas". 
  "Esta revista é única e prestigia a Escola, os professores e Oliveria do Hospital", afirmou o investigador, entendendo que a Ipsis Verbis "deve chegar aos ministérios da Educação e da Cultura e às comemorações do centenário da República".



  Num total de 200 páginas, a publicação reúne um conjunto de artigos assinados por professores, alunos, ex-alunos, autarcas, investigadores, deputados da República e outras personalidades. Um desses alunos foi a nossa colega Carolina Aranda Marta Almeida, que apresentou, no lançamento da revista, um texto escrito pela mesma sobre a obra "O rapaz de bicicleta azul", Álvaro Magalhães. Este livro relata uma história na época do 25 de Abril, dando uma boa noção de liberdade.